Bahia conquista três medalhas na primeira semana dos Jogos da Juventude
Foto: Marcus Carneiro

Até o próximo dia 17 de setembro, todas as atenções do esporte escolar estarão voltadas para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que está recebendo os Jogos da Juventude, inclusive com os atletas baianos, que já subiram ao pódio na primeira semana de disputas. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a maior competição estudantil do país reúne jovens de 15 a 17 anos de todos os estados brasileiros, que competem em 18 modalidades olímpicas.

Até o momento, a Bahia conquistou três medalhas: duas de bronze no wrestling (luta livre), com Gabriel da Cruz e Adrian de Santana, e uma de prata, de Keila Santos, na ginástica rítmica. Com 120 estudantes atletas, a delegação baiana conta com chefe de delegação, oficiais, fisioterapeuta e jornalista divididos em três grupos.

O primeiro grupo, com 68 atletas, disputaram as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling. Nesta terça-feira (5), eles retornam para a Bahia, enquanto o novo grupo desembarcou em Ribeirão Preto, com 54 atletas, para mais uma semana de competições, desta vez, na ginástica artística, no judô, no tênis de mesa, no triathlon e no vôlei, entre amanhã (6) e sexta-feira (8).

Competições

O destaque da Bahia neste primeiro bloco foi na modalidade de wrestling. Os atletas Adrian de Santana, do Colégio Estadual Áurea dos Humildes Oliveira, do município de Aporá, e Gabriel da Cruz, estudante do Grupo Escolar Mari Peixoto, do município de Cruz das Almas, subiram ao pódio na cidade paulista.

Muito empolgado com o terceiro lugar no wrestling, Adrian de Santana comemorou o resultado. “Estou muito feliz. Sou de Aporá, uma cidade pequena. Essa medalha é fruto de muito esforço e significa muito para mim na minha primeira participação nesta competição nacional”, disse o atleta de 17 anos.

Já na ginástica rítmica, Keila Santos, 15 anos, conquistou a prata, no aparelho arco. Estudante da Escola Panamericano, em Salvador, Keila chegou para disputar os Jogos da Juventude como favorita após conquistar quatro medalhas de ouro, nas provas individual geral, maças, arco e fita, na Gymnasíade, o Campeonato Mundial do Desporto Escolar sub-15, realizado no Rio de Janeiro, em agosto. “Estou muito feliz com o meu desempenho nos Jogos da Juventude e com mais uma medalha conquistada. Quero agradecer a todos e a Sudesb pelo o apoio”e a Sudesb”, disse Keila.

Passagens

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), realizou as seletivas escolares para as etapas nacionais e concedeu os uniformes mais as passagens aéreas aos atletas e dirigentes baianos.

Fonte: Ascom Sudesb