SJDH garante atendimentos de promoção aos direitos humanos e acesso à justiça na Feira Saúde Mais Perto da Pessoa Idosa
Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) participa, entre os dias 21 e 23 de setembro, da “Feira Saúde Mais Perto da Pessoa Idosa”, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A ação é exclusiva para pessoas com 60+ e tem expectativa de prestar até 15 mil atendimentos. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e das Voluntárias Sociais da Bahia e terá apresentação cultural na abertura, a partir das 9h, com a Orquestra Sinfônica do Neojiba, programa social do governo mantido pela SJDH.

A SJDH ofertará atendimento com orientações e registros de reclamações sobre os direitos das/dos consumidoras/es; atendimento para requerer o Passe Livre Intermunicipal, que garante a gratuidade no transporte coletivo para pessoas com deficiência; distribuição de materiais educativos e orientações de prevenção à violência. Todos os serviços serão direcionados a pessoas idosas. As ações da SJDH são coordenadas pelas Superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), e do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBT (CPDD – LGBT).

Através do CPDD, será ofertado atendimento com Psicólogo, Assistente Social e Advogado para orientações jurídicas à pessoa idosa LGBTQIAPN+, sendo necessário apresentar RG e CPF. O agendamento dos serviços é realizado, apenas, pelo site http://feiradapessoaidosa.saude.ba.gov.br , e cada pessoa poderá agendar até três serviços, selecionando o dia e turno. É importante ressaltar que não haverá atendimento sem agendamento prévio.

Demais serviços

Também serão ofertadas, durante a Feira da Pessoa Idosa, consultas e exames oftalmológicos, cirurgias eletivas, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-X, bem como procedimentos odontológicos, avaliação nutricional, dentre outros. Para realização dos exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é necessário apresentar solicitação médica.
Na carreta do SAC Móvel estacionada no local, serão ofertados serviços de emissão de RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), além de atendimento com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

O QUÊ: SJDH na Feira Saúde Mais Perto da Pessoa Idosa
ONDE: Arena Fonte Nova, Salvador
QUANDO: de 21 a 23 de setembro, a partir das 9h

Fonte: Ascom/SJDH