
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) se reune, nesta quinta-feira (30), em Salvador, em encontro que agrega representações da capital e de diversos territórios baianos. As atividades do colegiado, que é vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), acontecem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado no bairro de São Marcos.
Na manhã desta quinta-feira, o debate reuniu diversos órgãos estaduais e representantes da sociedade civil que compõem o conselho, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à política social do colegiado. O evento conta com a presença da secretária da Seades, Fabya Reis, e da presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues, que participaram da mesa de abertura.
“Estou muito honrada em fazer parte da retomada dos trabalhos do nosso conselho, essa estrutura de controle social que possui um grande respeito e relevância para a sociedade. Esse é o momento para nós reestruturarmos nossas políticas de segurança alimentar”, destacou a Fabya, durante o encontro, que também teve a participação do coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, e da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Seades, Fernanda Silva.
Dentre os temas abordados, estiveram a análise de conjuntura, apontando desafios e perspectivas para o Consea-BA; a reestruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado; Programa Bahia Sem Fome; e as conferências de SAN no estado.
“Que sigamos com uma construção coletiva, pois nossas pautas são estratégicas e urgentes. Contamos com a potência desse conselho, hoje será um dia para discutirmos políticas essenciais para a segurança alimentar. Nosso papel é ter compromisso com o combate à fome para que avancemos. Os desafios são grandes, mas juntos conseguiremos”, declarou a presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues.
Os membros do colegiado também se reúnem, nesta sexta-feira (31), para debater o processo eleitoral do conselho e a sua agenda para 2023. O Consea-BA tem, dentre suas atribuições, propor as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para a Bahia, considerando as deliberações da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, além de acompanhar, articular e monitorar a convergência de ações destinadas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.
Fonte: Ascom/Seades