Governo da Bahia recebe selo por cursos gratuitos na área de tecnologia
Foto: Ascom/Secti

Startup DIO, parceira do projeto, homenageou o Estado com Selo Global Workforce Transformation pelo sucesso do Programaê
O setor de Tecnologia da Informação (TI) cresce cada vez mais e, consequentemente, a procura por pessoas especializadas na área também. Por isso, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Digital Innovation One (DIO), disponibilizou 300 cursos, gratuitamente, nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Em razão dessa sinergia, nesta segunda-feira (30), a pasta recebeu da startup o Selo Global Workforce Transformation (GWT) como reconhecimento pelo sucesso do Programaê, que atendeu mais de 15 mil baianos e residentes, em mais de 260 municípios.

O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca que é essencial disponibilizar para os baianos capacitação na área de tecnologia, pois é um mercado significativo economicamente.  “É importante para nossa política de movimento econômico que tenhamos profissionais preparados para fazer uma atração de empresas ou até fomentar a incubação das mesmas. Na área de tecnologia tem um déficit de profissionais formados. Então, se saímos na frente, formando pessoal, principalmente do interior, que é onde tem uma carência grande de emprego, isso vai trazer renda e vai potencializar nossa capacidade de atrair empreendimentos de tecnologia para trabalhar no estado”.

De acordo com Victor Haruo, Head de Parcerias da DIO, a cooperação com o ente público é fundamental para que a empresa paulista forme diversas pessoas por todo território baiano. “A parceria com o Governo da Bahia é primordial para que a gente consiga trazer pessoas que queiram estudar tecnologia e queiram aproveitar as oportunidades desse mercado. Essa colaboração faz com que cheguemos em vários cantos do estado baiano. Não é somente uma comunidade de pessoas que aprende de forma gratuita, é, também, a geração de uma série de oportunidades”, afirma.

Gestor do Programaê na Secti, Sócrates Santana ressalta os bons números atingidos pela parceria. “São 15.225 pessoas impactadas, 7.227 usuários ativos na plataforma, 354 bootcamps realizados com as maiores empresas de TI do Brasil, 13.468 certificados emitidos e 268 municípios alcançados”, afirma Santana, ao lembrar que ao realizar um desses cursos há a possibilidade de ser contratado por uma das empresas associadas da DIO. “A Digital Innovation One não é apenas uma startup de edtech, mas, uma startup de HRTechs, porque, quem participa do Programaê também está habilitado a participar de processos de seleção e recrutamento das maiores empresas de tecnologia do Brasil”.

Programaê

O Programaê, maior iniciativa de desenvolvimento de talentos na área de tecnologia no Nordeste do Brasil, capacita jovens e adultos que buscam qualificação na área tecnológica. A ação disponibilizou 30 mil vagas em cursos gratuitos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e inovação. Mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas com a ação, que ainda está disponível. Os interessados em adquirir os cursos gratuitos devem acessar o site www.secti.ba.gov.br e clicar no banner do “Programaê”, que aparece na tela inicial. O indivíduo será redirecionado a outra página, na qual deverá escolher o nível de aprendizado, iniciante ou avançado e, em cada aba, haverá diferentes opções de cursos para o participante. Vale lembrar  que todos os cursos contam com certificado de conclusão e você pode se inscrever em quantos desejar.

Fonte: Ascom/ Secti