BCS do Calabar oferece curso na área de estética e serviços de saúde
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Estão abertas as inscrições para o Curso de Designer de Sobrancelhas oferecido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar e Alto das Pombas. Os interessados têm até o dia 27 de janeiro para se inscrever na capacitação, que oferece 30 vagas e acontece das 9h às 17h, do próximo dia 31 de janeiro. A BCS do Calabar também disponibiliza 100 vagas para consultas oftalmológicas gratuitas, com encaminhamento para cirurgia de catarata e diagnóstico de glaucoma. 

O Curso de Designer de Sobrancelhas capacita para atuação com design tradicional, estratégico, personalizado, com henna, com tintura e, ainda, SPA das sobrancelhas. Serão priorizados os candidatos que não possuam renda, uma vez que a iniciativa de formação busca profissionalizar e viabilizar a autonomia financeira de integrantes da comunidade em situação de vulnerabilidade social. As inscrições são realizadas, presencialmente, na sede da BCS do Calabar (situada à 1ª Travessa do Calabar, Rua Nova do Calabar, n° 46), com a apresentação do RG, CPF e comprovante de residência.

A comandante da BCS do Calabar, a capitã Aline Muniz, destaca que o curso é uma oportunidade de enriquecer o currículo e possibilita o ingresso no mercado de trabalho. “A gente entende que o emprego para os jovens é a finalização de toda uma trajetória construída através dos projetos sociais desenvolvidos com as crianças e adolescentes, que, ao chegarem à fase adulta, buscam galgar o mercado de trabalho”, explica.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Serviços de saúde também são viabilizados pela unidade de segurança. Atualmente, estão abertas inscrições para consultas oftalmológicas, gratuitas, com encaminhamento para cirurgia de catarata e diagnóstico de glaucoma. O serviço, que é voltado para pessoas acima de 50 anos, tem 100 vagas, que serão ofertadas em mutirão que acontece no dia 4 de março, das 7h às 12h. Para acessar o serviço, é necessário agendar, presencialmente, na BCS do Calabar, portando RG, CPF, comprovante de residência e número de telefone.

Projeto ViraVida

Outra iniciativa da BCS do Calabar é a divulgação do Projeto ViraVida para jovens e adolescentes dos bairros do Calabar, Alto das Pombas e adjacências. Resultado de parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o ViraVida acolhe jovens em situação de risco social, oferecendo formação profissional e inserção no mercado de trabalho como aprendizes. As aulas acontecem no Colégio Modelo – San Martin, de segunda a sexta-feira, com início na segunda quinzena de fevereiro. Os inscritos terão acesso a transporte, almoço, lanche e fardamento.

As vagas são destinadas a jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, além daqueles que já tenham concluído o Ensino Médio. Para participar do processo seletivo, é necessário preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/WvPZmCfPhUFTvoTa8, que também está acessível na Bio do perfil @bcsdocalabar, no Instagram. Para preencher, o estudante deve informar RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade; para os menores de 18 anos, também é preciso informar RG e CPF dos responsáveis legais. 

Repórter: Laís Nascimento