Início Notícias Serviços

Plataforma SAC Digital ganha WhatsApp para facilitar acesso aos serviços da Rede SAC

O SAC Digital acaba de ganhar um novo canal de atendimento para o cidadão. O WhatsApp da plataforma permite realizar agendamento de mais de 400 serviços oferecidos na Rede SAC. O aplicativo de mensagens também possibilita realização de serviços digitais como obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-E) e emissão Carteira de Identidade (2ª e demais vias). O número do WhatsApp da plataforma SAC Digital é 71 4020-5353.

Os cidadãos poderão, ainda, consultar informações sobre o atendimento nos postos SAC e conversar por chat diretamente com um atendente no caso de dúvidas ou problemas nas etapas de execução dos serviços. O lançamento do WhatsApp do SAC Digital tem o objetivo de facilitar e ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais do estado. 

“O novo canal democratiza ainda mais o acesso aos serviços públicos, sobretudo porque vai ajudar muito aqueles usuários que tem dificuldade no uso de tecnologia, mas que já têm familiaridade com o WhatsApp”, explicou o secretário da Administração, Edelvino Góes.  

Para utilizar o novo canal de atendimento, os interessados podem acessar SAC Digital (usando a plataforma na internet ou aplicativo de celular) e depois clicar no link do WhatsApp, localizado na tela inicial da plataforma. Desta maneira, o usuário será redirecionado para o WhatsApp e poderá iniciar o atendimento imediatamente. Outra possibilidade é usar o aplicativo de mensagens diretamente, iniciando uma conversa usando o número do WhatsApp do SAC Digital (71 4020-5353).    

O usuário vai interagir com um assistente virtual, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar que serviço ou informação que ele deseja. No primeiro momento o assistente estará focado no aprendizado com o cidadão e para facilitar a conversa disponibilizará menus com listas e botões de acesso rápido. No futuro será possível entender o que o cidadão digitou no chat e sugerir os serviços ou informações solicitadas. 

WhatsApp do SAC Digital vai funcionar de forma integrada à central de atendimento da SAC, o que deve gerar uma redução significativa de cidadãos que entram em contato com o call center do SAC. A medida vai otimizar o atendimento e gerar economia para o Estado, já que pelo aplicativo WhatsApp, a relação é de um (1) atendente para cada 10 cidadãos, enquanto que no atendimento por telefone a relação é de um para um.   

Fonte: Ascom/Saeb