Em Teixeira de Freitas, Estado inaugura nova sede do Colégio da Polícia Militar e anuncia obras de infraestrutura, saneamento e saúde
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Somente em 2022, mais de 311 mil pessoas foram atendidas pela Feira Cidadã, iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) que une serviços de saúde e cidadania em um só lugar, levando atendimento para quem mais precisa. De março a outubro, as 32 edições da feira visitaram 29 municípios de todas as regiões do estado, oferecendo serviços como consultas odontológicas, oftalmológicas, exames como raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma, além de preventivo ginecológico, cirurgias eletivas de hérnia, histerectomia e vesícula, e também ações de cidadania, como emissão de RG e CPF, através do SAC Móvel.

Ao todo, foram realizadas 75.546 ultrassonografias, 17.907 eletrocardiogramas, além de 58.013 mil atendimentos de oftalmologia, 24.095 mil cirurgias de catarata e 52.140 consultas e procedimentos odontológicos. Com três edições promovidas, a cidade de Salvador liderou o número de atendimentos com mais de 32 mil pessoas acompanhadas durante o evento, seguida por Itabuna com 15.412 atendimentos e Bom Jesus da Lapa, que registrou 14.524.  

Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro comemora os resultados alcançados pela feira, que leva a saúde mais próxima da população. “Desde de março retomamos as atividades da Feira Cidadã, depois de dois anos parada por causa da pandemia de Covid-19. Isso é cuidar melhor e mais de baianas, baianos e aqueles que escolheram morar na Bahia. As Feiras de Saúde oferecem um serviço que atende as pessoas e que, muitas vezes, os municípios deixam acumular e não tem estrutura e capacidade para oferecer esse atendimento aos seus munícipes. Portanto, é uma ação de complementação para nós, do Governo do Estado, que estamos sempre preocupados com as necessidades das pessoas”, avalia.

Coordenador da iniciativa, Edvaldo Gomes ressalta que a Feira Cidadã oferece serviços, prioritariamente, de atenção básica, e pode ser ampliada em 2023. “A Feira veio para garantir o acesso a esses serviços com qualidade e humanização. Ela é uma ação realizada em todas as regiões, desde 2017 já estivemos em mais de 100 municípios mudando a vida das pessoas. Nossa expectativa para 2023 é ampliar a iniciativa, agregando mais alguns serviços para que possamos contemplar ainda mais pacientes” explica.

Fonte: Ascom/Sesab