Instalação de quintais produtivos e galinheiros fortalece produção de mulheres de cooperativa do Baixo Sul
Foto: Divulgação/SDR

As mulheres da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes) já podem comemorar o Natal antecipado. Elas receberam, nesta quarta-feira (21), kits de produção, irrigação e quintais produtivos com hortas e galinheiros para fortalecer a agricultura familiar da região.

No total, 20 famílias agricultoras foram beneficiadas com mais de R$ 371 mil, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 

A presidente da Cooperativa Maria Joselita Santos, conhecida como Branca, analisou como os equipamentos serão fundamentais para essas mulheres. “Esses equipamentos vão ajudar na geração de renda e as mulheres vão poder fazer melhor a questão de planejar para que elas possam ter a produção com mais frequência porque quando começa o verão a água diminui, precisa molhar, mas com o sistema de irrigação, tudo vai ficar melhor. Elas vão poder fazer o planejamento e a gestão dessa produção. A gente sentiu no olhar das meninas, durante a entrega, a gratidão e o desejo de que elas vão prosperar”. 

Uma das mulheres beneficiárias entusiasmadas foi a agricultora Stela de Jesus, que citou as diferenças que os kits vão trazer para a sua vida. “Além do galinheiro, com comedouro, bebedouro, bomba d´água, cano e fita gotejadora, hoje a gente recebeu o carro de mão, pá, enxada, facão, caixa plástica e tesoura para podar hortaliças. O meu galinheiro antes era de tela e de plástico e os animais silvestres sempre rasgavam a tela e prejudicavam a produção. Com a tela de arame, mais resistente, vai ser melhor, vai me ajudar em torno de 80 a 100% do que eu produzia”. 

A diretora de comercialização da Coomafes, Cosmira Evangelista, comemorou a chegada dos kits que irão alavancar o desenvolvimento nas comunidades rurais da região: Gereba, Candimba, Formiga, Una Mirim, Derradeira, Dois Riachos, Paraná, Gervásio, Tatu, Matão e Jiquiriçá. “A implantação desses equipamentos irá dinamizar os trabalhos desenvolvidos pela cooperadas porque antes elas vinham desenvolvendo o trabalho totalmente braçal, principalmente na irrigação das hortas”. 

As entregas dos kits aconteceu durante a comemoração natalina das mulheres quando foram celebrados os cinco anos de formalização dos trabalhos da cooperativa. 

Fonte: Ascom/SDR