Governo do Estado leva ações a municípios afetados pela chuva
Foto: Daniel Senna/GOVBA

O governador eleito e diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sobrevoa e visita, nesta terça-feira (27), os municípios atingidos pelas chuvas. Em Aiquara, cidade natal de Jerônimo, ele e o governador em exercício, Adolfo Menezes, se reuniram com o ex-prefeito de Jitaúna, o deputado eleito Patrick Lopes, lideranças e moradores.

Jerônimo reforçou as medidas adotadas para atender as emergências, garantindo água, comida e abrigo: “o próximo passo é aguardar a água baixar para avaliar a situação e iniciar as intervenções de infraestrutura em estradas, pontes e casas”.

Na sequência, Jerônimo e Adolfo seguiram para Barra do Rocha, Ubatã, Aurelino Leal e Itacaré, no distrito de Taboquinhas. A expectativa é de que o retorno para Salvador aconteça apenas à tarde, por volta das 15h.

Ações em saúde

A equipe de saúde da região de Jequié já realizou o levantamento do estoque de hipoclorito dos municípios atingidos e com probabilidade de serem atingidos pelas águas do rio Jequiezinho ou rios secundários. Estão sendo entregues 90 caixas de hipoclorito para o município de Jequié, além da distribuição/envio de folhetos de orientações e cuidados nesse momento de retorno parcial às residências.

Também estão sendo realizadas inspeções para averiguar as situações nos abrigos, incluindo a necessidade de vacinas. Está sendo realizado, ainda, de forma contínua, o monitoramento de doenças e agravos, cuidados com picadas de animais peçonhentos, hepatite A, leptospirose, DTHA, tétano acidental, violência interpessoal, entre outros. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) fornece orientação quanto aos cuidados com a higiene dos utensílios e alimentos contaminados, assim como de limpeza das caixas d’água, entre outros.

Outras ações

Nesta segunda (26), Jerônimo esteve com Adolfo Menezes em Jequié, Jitaúna e Ipiaú. Os dois chegaram a sobrevoar Palmeirinha, mas não pousaram na cidade de Aiquara. Os governadores monitoraram a situação e as ações emergenciais realizadas pelas forças estaduais e fizeram vistorias também por terra em áreas afetadas.

Repórter: Raul Rodrigues