Fundação Pedro Calmon realiza entrega de equipamentos culturais
Foto: Divulgação/FPC

Com investimento aproximado de R$ 11 milhões, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) entrega nesta semana a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), um ônibus e um micro-ônibus para atividades da Biblioteca de Extensão (Bibex). Na próxima segunda-feira (26), às 15h, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da FPC apresenta os novos móveis da Bibex, com investimento de 3,3 milhões.

A entrega é uma realização da FPC, em parceria com a Secretaria de Educação (SEC). Mais moderno e adaptável, o micro-ônibus é estruturalmente adaptado para servir como biblioteca. A finalidade é levar acervo bibliográfico às áreas periféricas e ou áreas que não possuam bibliotecas físicas, proporcionando à circulação de livros, o empréstimo em domicílio, orientando a pesquisa bibliográfica.

O diretor-geral da FPC, Zulu Araújo, destaca a importância da manutenção destes equipamentos culturais para a sociedade. “Hoje as bibliotecas não são apenas um espaço de guardar livros, são espaços de trocas culturais, de experiências entre várias gerações e classes sociais. Requalificar estes espaços é um dever do Estado e um direito do cidadão”.

Foto: Divulgação/FPC

BAT de casa nova

Já na quinta-feira (29), às 14h, após um investimento de R$ 7,5 milhões, a nova BAT, que fica localizada na Avenida Sete de Setembro, está contemplada com salas multiuso, setor de empréstimo, periódicos, de estudo, pesquisa e infantil, videoteca e auditório. O pátio externo conta com um espaço de convivência para realização de atividades culturais e educativas, além de abrigar um café.

Com recursos oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, foi realizado na biblioteca uma requalificação corretiva, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo a unidade sido entregue à FPC no início deste.

Foram realizados a implantação de sistema de climatização, acessibilidade, instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndio, além de novas áreas técnicas e administrativas.

Para a Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Tamires Conceição, essas entregas demonstram o comprometimento da fundação com a sociedade. “A FPC empenhou esforços para o fortalecimento dessas entregas e elaborou junto com as diretorias das bibliotecas, projetos que impulsionam o uso desses equipamentos culturais para atender cada vez melhor as necessidades informacionais dos leitores”.

Fonte: Ascom/FPC