Convênio entre Estado e município de Caetité possibilitará construção de UPA
Foto: Leonardo Rattes/ Sesab

O município de Caetité, no sudoeste baiano, passará a contar com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ordem de serviço para a construção do novo equipamento de saúde foi assinada nesta sexta-feira (02) pelo prefeito Valtécio Aguiar em uma solenidade que contou com a participação da secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro. Para a implantação da UPA foi firmado um convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, e a prefeitura num valor de R$ 7,1 milhões. Deste total, R$ 6,7 milhões serão recursos estaduais.

A nova UPA será de porte 3, o que significa que está estruturada para atender ao usuário mais grave, sendo composta pela Sala Vermelha, que oferece condições avançadas de prestar um atendimento ao paciente de alta complexidade até que ele possa ser removido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A estrutura conta com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Além disso, a unidade presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento aos serviços hospitalares de maior complexidade. Nas localidades que contam com uma UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, a parceria com os municípios é essencial para a ampliação de serviços de saúde. “É um orgulho estar participando da assinatura da ordem de serviço para a construção da UPA e, como representante do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde, trazendo para a população de Caetité e região uma unidade de Pronto Atendimento responsável por atender a população adulta e infantil e que permite acolher os pacientes para diagnóstico de urgências e emergências. Esse é um equipamento valoroso que vai assegurar mais um ponto de direito à saúde”, ressalta.  

O prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, destaca a importância do trabalho conjunto com o Governo do Estado para o avanço da saúde. “Essa UPA é uma grande conquista para toda a população que será beneficiada”, afirma.

Ainda em Caetité, a secretária Adélia Pinheiro fez uma verificação do funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. O hospital é referência na especialidade para 43 municípios da região sudoeste baiano. A unidade conta com 100 leitos, sendo 20 de UTI. Atualmente está oferecendo o tratamento de quimioterapia para 60 pacientes.

Fonte: Asxom/Sesab