Governo do Estado entrega kits produtivos para impulsionar bovinocultura de leite no Oeste
Foto: Divulgação

A parceria entre o Governo do Estado e os consórcios públicos está sendo intensificada a cada dia quando o assunto é agricultura familiar. Nesta terça-feira (29), foram entregues 30 tablets, 20 tanques resfriadores e 12 motos, para incrementar a bovinocultura de leite na região Oeste da Bahia. 

A entrega integra uma ação estratégica do Governo do Estado para a qualificação da assistência técnica e para melhorar a produtividade de leite na região. O evento teve a presença de prefeitos e secretários de Agricultura que compõem os municípios do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid). 

“Esses equipamentos estão sendo destinados para auxiliar os técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural [Ater] dos municípios, que têm uma importância decisiva no sentido de passar conhecimento aos nossos agricultores e agricultoras familiares que estão na ponta. Então, essa é uma agenda de Governo em busca de ampliar as possibilidades da assistência técnica aqui no Oeste”, comentou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, presente ao momento. 

Um dos prefeitos que celebrou a chegada dos benefícios foi Nilson Rodrigues, conhecido como Maguila, do município Correntina. “Se eu já acreditava no poder de transformação do homem do campo, por meio da agricultura familiar, hoje, eu me sinto muito mais feliz e com coragem para investir diante dessa iniciativa tão grande do Governo do Estado junto ao nosso consórcio Consid. Vocês não têm noção da diferença que isso vai fazer na vida dos nossos agricultores familiares”, afirmou.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, ressaltou que os investimentos não param por aí: “além dessas entregas, estamos fazendo investimentos promissores na cadeia produtiva do leite, com a construção de um laticínio e entrega de ordenhadeiras e mais equipamentos produtivos, para mostrar que a agricultura familiar também está presente e forte aqui no Oeste da Bahia”. 

O encontro com os gestores municipais do Consid contou, ainda, com a assinatura de 100 peças técnicas para a regularização fundiária de terras nos municípios de Baianópolis e Barra, e a apresentação, por parte da equipe técnica do Consid, de uma ferramenta digital de Ater para diagnóstico e acompanhamento dos agricultores familiares da região. Participaram, também, da reunião o presidente do consórcio, Zezo Aragão, e a titular da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/SDR), Camilla Batista. 

Fonte: Ascom SDR/CAR