Estudantes criam e apresentam na 10ª FECIBA tecnologias com foco na sustentabilidade socioambiental
Foto: Ascom/ SEC

Os estudantes da rede estadual de ensino vindos em caravana de 220 município estão apresentando, até esta quinta-feira (10), diversos projetos científicos na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), na Arena de Esportes, em Lauro de Freitas. Dentre os projetos desenvolvidos no âmbito dos programas “Ciência na Escola” e “Educação Ambiental e Saúde”, estão alguns voltados para questões socioambientais. São tecnologias sociais, de baixo custo e com foco na sustentabilidade.

Os estudantes Silas Pereira e João Paulo da Silva, ambos com 15 anos, e 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Silvia Ferreira de Brito, de Ribeira do Pombal, desenvolveram o projeto “Plástico biodegradável”. “O plástico biodegradável é feito dos amidos de milho, feijão e quiabo para viabilizar uma alternativa sustentável de uso de sacolas plásticas em feiras e mercados”, explicou Silas.

Outro projeto em destaque é o “Robô aspirador: pret@ não é preguiços@, é a mãe e o pai da Ciência”, criado pelas estudantes Vitória de Jesus, Stefani Cristine de Santana e Tainá de Jesus, do Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira, em Salvador. “Trata-se de um robô de baixo custo, no qual utilizamos alguns materiais reaproveitados de outros aparelhos, como computador e celular, e que seriam descartados no meio ambiente como lixo eletrônico. O robô vai otimizar e diminuir o tempo gasto com tarefas domésticas em casa”, explicou Vitória, 15, que estuda no 9º ano do Ensino Fundamental.

Encontro com especialistas

Paralelo à programação da FECIBA, também estão acontecendo algumas temáticas com a participação de especialistas. Dentre as mesas, destacam-se: Relato de experiências de orientação científica; Universidade e escola: as oportunidades da educação científica; e Mulheres e meninas nas Ciências; além de apresentações culturais e atividades complementares.

Este ano, a FECIBA tem como tema central “Pesquisa científica e projeto de vida – desafios da Educação Básica” e conta com 270 estandes, nos quais os estudantes apresentam os seus respectivos projetos. A atividade está sendo transmitida pelo Canal do Youtube da TV Conexões (youtube.com/estacaodosaberconexoes). Acesse a programação completa (https://bit.ly/3t0K8kG).

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado