Biblioteca Central do Estado da Bahia Foto Mateus Pereira
Comemoração dos 200 Anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. A primeira biblioteca da América Latina. Fotos: Mateus Pereira/Secom

Com a proposta de compor a programação das ações que farão parte das atividades para o mês de novembro da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), a Biblioteca Central do Estado da Bahia recebe o artista plástico Samuel Cruz que apresenta a exposição ‘Notícias do Òrun’ para o público, no foyer da biblioteca, no próximo dia 9, às 17h.

A exposição tem o intuito de promover a cultura e a religiosidade de matriz africana. ‘Notícias do Órun’ traz um aspecto inovador na representação sagrada das entidades, feitas com papel de jornal. O trabalho é composto por doze esculturas individuais, mais oito esculturas emolduradas que retratam a personificação dos Orixás.

“O processo de criação é um momento de muita energia. Quando começo a produzir eu entro em contato com a minha ancestralidade, que me remete aos deuses africanos. Eu vou criando a minha arte e sentindo a conexão com os orixás”, revela Samuel Cruz.

Além da exposição, o artista realizará duas oficinas de artes plásticas, gratuitas, com a finalidade de iniciar o processo criativo e/ou desenvolver a produção de esculturas. As oficinas ocorrerão sob o contexto de protagonismo das manifestações da cultura afro-brasileira e difusão das artes negras entre jovens e adultos, com capacidade máxima para 20 participantes por turma.

Sobre o artista

Samuel, oriundo do Complexo Nordeste de Amaralina, sofreu um grave acidente de trânsito que paralisou os movimentos da sua mão direita. Como recomendação médica, foi indicado para o, até então, motorista carreteiro, o desenvolvimento de trabalhos manuais para recuperação dos seus movimentos.

Este foi o ponto de partida para a arte de Samuel, que se iniciou como hobby e se tornou sua nova profissão. Atualmente o artista está em evidência através de dois projetos: ‘Santos e Órixas: Divindades em papel’, exposição individual no Centro de Estudos Afro-Índio Americanos e uma mostra que reúne artistas renomados no Antique Bistrô, ambos no bairro Santo Antônio Além do Carmo.

Fonte: Ascom/FPC