Estudantes de Salvador comemoram o
Foto: Ascom/SEC-BA

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rubén Darío, localizado no bairro San Martin, em Salvador, comemoraram, nesta quinta-feira (24), o “Dia do Rio”, que é celebrado anualmente, nesta data, devido à preocupação com a escassez de água e a preservação dos recursos naturais. Eles participaram de diferentes atividades de conscientização ambiental, envolvendo as disciplinas de geografia, ciências, história, sociologia e cultura digital.

Dentre as atividades, se destacaram a confecção de cartazes e textos informativos, bem como debates sobre a importância dos rios. A unidade escolar também faz parte do projeto “Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Camarajipe”, desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com o objetivo de identificar os principais elementos envolvidos na degradação ambiental ao longo da Bacia do Rio Camarajipe, incluindo a Região Metropolitana de Salvador, visto que o rio passa próximo ao colégio.

A estudante Vanizia Samily Oliveira, 12, falou sobre a importância das atividades. “Gostei muito de participar da programação do ‘Dia do Rio’ na escola, para nos conscientizar sobre a necessidade de preservar os rios e combater a poluição, pois a água é um elemento essencial para a vida”, observou.

O professor da disciplina de cultura digital, Davi Nascimento, falou como abordou a temática com os estudantes: “eles fizeram textos e materiais informativos sobre o Rio Camarajipe para serem postados na página do colégio no Instagram [@cerd_ba]. O objetivo é divulgar informações sobre a preservação do rio e conscientizar a população”.

Fonte: Ascom Secretaria da Educação do Estado da Bahia