Feira Cidadã leva atendimento a moradores de Feira de Santana até domingo
Foto: Márcia Floquet/Saúde GovBA

Moradores de Feira de Santana e região estão sendo beneficiados com a Feira Cidadã, que teve início nesta sexta-feira (21). A ação, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vai até o dia 23 e está sendo realizada em uma estrutura montada no Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1° BEIC da Polícia Militar), localizado na Av. Frei Félix de Pacauba, próximo a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). 

Estão sendo ofertados no local consultas oftalmológicas e com médico-cirurgião, exames de ultrassonografia, raio-X, eletrocardiograma, preventivo e de laboratório. A Feira Cidadã disponibiliza ainda procedimentos de odontologia como extração, restauração, limpeza e tratamento de canal. As consultas oftalmológicas serão direcionadas para o rastreio de catarata, com posterior realização de cirurgia na Policlínica Regional, nos dias 22, 23 e 24. 

Foto: Márcia Floquet/Saúde GovBA

A Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, que acompanhou o início da ação nesta sexta-feira (21), destacou que devem ser realizados cerca de 10 mil atendimentos. “Esta iniciativa tem o objetivo de alcançar, através de ação itinerante, populações de municípios e regiões que não têm acesso a serviços de saúde que são importantes e que vão fazer diferença”, afirmou. 

No mutirão também será feita a triagem de pacientes elegíveis para cirurgias de hérnias (inguinal, epigástrica e umbilical), histerectomia e vesícula. Pacientes com indicação cirúrgica poderão realizar os exames de laboratório no próprio mutirão e agendar a data dos procedimentos, que serão realizados no hospital Geral Clériston Andrade, nos dias 26, 27 e 28 de outubro e 03 de novembro. 

Além de saúde, cidadania

Ainda no mutirão serão oferecidos serviços de cidadania, através do SAC Móvel, como emissão de RG e CPF. Para tanto, é necessário levar duas fotos 3X4 e certidão de nascimento ou casamento, sem rasuras. Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia. 

Fonte: Ascom/Sesab