Governador da Bahia vota em colégio eleitoral no bairro da Liberdade, em Salvador
Foto: Manu Dias/GOVBA

Em exercício de cidadania, o governador Rui Costa compareceu ao Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, em Salvador, para votar no 2° turno na manhã deste domingo (30). Ele chegou por volta das 10h20 e não encontrou fila na seção 2, onde registrou seu voto.  Durante coletiva de imprensa, Rui Costa falou sobre o simbolismo do voto em um país democrático e a importância da população participar ativamente da política, escolhendo e cobrando dos seus candidatos.  

“O povo baiano tem dado seguidamente exemplo de cidadania e cada dia mais compreendendo a importância do seu voto. Voto é aquela ferramenta que fortalece a democracia e o povo deve cobrar de forma permanente a responsabilidade daquele que for eleito. Desde um vereador ao prefeito, até o presidente da república e por isso neste dia a gente tem que fortalecer a democracia e pedir que todos compareçam às urnas”, frisou. 

Esse ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia teve um aumento de 8,64% dos eleitores aptos a votar em relação a 2018. No total, foram registrados 11.291.528 eleitores em 2022. Do número apresentado, aproximadamente 8,9 milhões de eleitores compareceram às urnas no 1º turno.

Quarto colégio eleitoral do Brasil

A Bahia foi apontada pelo TSE como o quarto maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na soma, a população representa 7,22% dos votantes no Brasil. No estado, Salvador compõe o maior número do eleitorado. Em seguida Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari.

Durante o 1° turno os eleitores votaram para eleger presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Neste domingo, os estados onde não foram definidos governadores, incluindo a Bahia, vão escolher quem assume os cargos do governo do estado e da presidência da república.