Com apoio do Detran, Bahia sedia encontro regional de educadores do Sistema Nacional de Trânsito
Foto: Itailuan dos Anjos/Detran-BA

A Bahia foi o estado escolhido para sediar o Encontro Regional de Educadores, etapa Nordeste. Promovido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-BA), o evento aberto nesta quinta (4) reúne palestras, workshop e oficinas e conta com a parceria do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito). A programação acontece até esta sexta (5) e inclui apresentação de programas educativos, salas de debates e visitas técnicas. Dentre as ações práticas, os participantes terão acesso a um robô simulador de direção além de acompanhar as atividades de uma central de operações de trânsito.

Na abertura, estiveram presentes o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro; a presidente do Cetran, Mag Gramacho; o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel; entre outras autoridades.

O Detran-BA ratifica a importância do encontro para a ampla discussão de propostas para trabalhar a educação para o trânsito. A primeira delas é a educação fundamental que tem o objetivo de levar às escolas de forma lúdica (teatro, oficinas, música) ações para transformar o trânsito em um ambiente mais seguro. As campanhas educativas que já vêm sendo realizadas pelo órgão nos últimos anos. E os resultados dessas campanhas são percebidos no dia a dia com a redução do número de acidentes, a partir de uma maior conscientização da população, que passou a evitar o uso excessivo de velocidade e não misturar álcool e direção.

Ao final do encontro, será apresentada a Carta da região nordeste contendo as principais propostas para preservação de vidas no trânsito. Também participam do encontro representantes das Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal, conselheiros de trânsito, superintendências municipais, estudantes, sociedade civil e especialistas em trânsito.

Entre as temáticas apresentadas estão: Abordagem sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas no trânsito; Abordagem ao motociclista e ciclista; Papel dos CETRANs na Educação para o Trânsito; Arte no Trânsito; Comunicação estratégica em segurança no trânsito para salvar vidas; Escola Púbica de Trânsito: para quem e para quê?; Condutores: quando e como começa a formação; Quadriciclo, cicloelétricos e ciclomotores: como promover uma convivência segura no trânsito?; Como capacitar gestores e profissionais do trânsito? Perspectivas e desafios; Educação para o trânsito, segurança e saúde: como integrá-las?; Animais na Pista: como conscientizar criadores e capacitar os gestores para tratar o tema?.

Fonte: Ascom/Detran-BA