Estado entrega unidades de segurança pública e autoriza pavimentação de estradas em Senhor do Bonfim
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, recebeu um reforço nos serviços de segurança, nesta terça-feira (9), com a entrega das novas sedes da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da Delegacia Territorial (DT) da Polícia Civil e da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT), no bairro do Derba. O ato de entrega dos equipamentos, que somam um investimento de R$ 5 milhões, contou com a presença do governador Rui Costa.

A área onde foi construída a Delegacia Territorial conta com cartório, salas de investigação, de reconhecimento, espaço para custódia temporária de presos, alojamento, copa e salas de atendimento ao público. Já a Coorpin conta com espaços para audiência, cartório, arquivo, salas de investigação e de materiais apreendidos, além de área para treinamento com capacidade para mais de 60 pessoas.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O mesmo espaço, que também acolhe a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, com área independente reservada ao Instituto Médico Legal (IML), há também área para custódia de materiais, laboratório, arquivo, sala de reuniões e de protocolo, consultório e alojamento para os plantonistas.

Após inauguração das unidades de segurança, foi entregue ao município a requalificação da Casa de Farinha e do Laticínio, estruturas para a produção e comercialização de alimentos de 400 famílias de pequenos produtores da região. A obra amplia a capacidade de produção anual de leite, queijo, manteiga e iogurte.

Infraestrutura

O Estado autorizou o início imediato das obras de pavimentação dos mais de 12 quilômetros da rodovia entre os distritos de Gameleira e Jacumã, no entroncamento da BR-407; além do trecho de 12 quilômetros da BR-324, no povoado de Gonçalo, no município de Caém. O investimento estimado é de quase R$ 10 milhões.

Também foi autorizado o revestimento primário de pavimentação da rota do leite e da rota produtiva do município de Senhor do Bonfim. A extensão será de mais de 47 quilômetros, sendo 41,70 km da rota do leite, que passa pelos distritos de Umburana, Mucambo, Quicé, Garrote, Caldeirão de Dentro, Gameleira e Igara. Os 5,7 quilômetros restantes serão destinados à rota produtiva que dá acesso ao assentamento Serra Verde e Horto.

“Em todas as regiões da Bahia, estamos aplicando investimentos para a recuperação de estradas municipais, também chamadas de estradas vicinais. Além da requalificação das nossas BA’s, é importante essa atenção nas estradas internas para melhorar a vida de quem mora nos distritos e na zona rural, e também para facilitar a saída de mercadorias, garantindo que o produtor rural possa escoar a sua produção com mais agilidade e segurança”, destacou o governador Rui Costa.

Aeroporto

Ainda em Senhor do Bonfim, no distrito de Quicé, está sendo construído pelo Estado da Bahia um aeroporto com terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves. Foram destinados mais de R$ 6 milhões à obra.

Repórter: Milena Fahel