O governo baiano prorrogou para 10 de agosto a data limite para que os aposentados e pensionistas convocados para fazer a prova de vida em junho e julho possam executar o procedimento sem correr o risco de sofrer impacto no recebimento dos seus proventos. A expectativa da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) é de que a ampliação do período evite o bloqueio do pagamento de beneficiários do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado com pendências na realização da prova de vida.

Em paralelo, a Suprev convocou para este mês de agosto outros 11.467 beneficiários do Poder Executivo Estadual – dos quais 2.262 já realizaram o procedimento até agora. Já entre aposentados e pensionistas do Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado, foram 273 convocados para o mesmo mês. O cronograma da Previdência Estadual segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios.

Modalidades – Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, a Suprev está oferecendo este ano três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, presencialmente nos postos da Rede SAC, e por videoatendimento. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb, os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.

Já os serviços por videoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.

Fonte: Ascom/Saeb