Início Notícias

Hospital de Jaguaquara ampliará oferta de procedimentos

Hospital de Jaguaquara ampliará oferta de procedimentos
Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Entregue completamente reformado e ampliado em 2020, após investimento superior a R$ 8,1 milhões entre obras e equipamentos, fruto de um convênio entre a prefeitura e o governo baiano, o Hospital Municipal de Jaguaquara deve ampliar ainda mais sua área de atuação com o processo de transferência de sua gestão para a Secretaria da Saúde do Estado. Para poder avançar neste processo, a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, fez uma visita técnica à unidade nesta terça-feira (23). 

Durante a verificação das instalações do hospital, a Secretária pode conhecer os diversos setores da unidade como emergência, enfermarias, centro cirúrgico e área técnica. De acordo com a titular da pasta, todos os trâmites para que a gestão passe a ser estadual estão sendo cumpridos. “A expectativa é que até o final de setembro já tenha sido feita a transição”, aponta Adélia Pinheiro. 

Segundo a Secretária, o hospital, ao integrar a rede estadual, terá incorporados novos serviços e poderá ampliar o número de procedimentos que são feitos, além de poder realizar cirurgias com mais complexidade. “Nosso compromisso com a regionalização da saúde continua. A nossa ideia é sempre poder oferecer os serviços de saúde sem que o paciente precise se deslocar de sua região. Regionalizar a saúde é deixá-la mais perto da nossa gente”, afirma Adélia. 

Com a ampliação entregue em 2020, a unidade duplicou a área construída, passando de 1,5 mil metros quadrados para mais de 3 mil. Foi realizada uma reforma completa para adequar a unidade às normas sanitárias vigentes. As intervenções contemplaram rede de gases, alvenaria, pintura, serviços elétricos, hidráulicos, climatização, além da ampliação do centro cirúrgico e da emergência, com a implantação de uma sala de estabilização, bem como a readequação das áreas do ambulatório, cozinha e refeitório.

Fonte: Ascom/Sesab