Castanha de caju da Bahia está presente na Naturaltech 2022
Fonte: Divulgação

Com sotaque nordestino, a castanha mais tradicional e consumida no mundo – a castanha de caju – tem destaque no estande Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech 2022, que segue até este sábado (11), no pavilhão de feiras do Anhembi, em São Paulo.

Por lá, os visitantes encontram essa castanha típica da região Nordeste, em um mix de produtos da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), localizada no município de Ribeira do Pombal. Castanhas de caju, nas versões natural e salgada, pasta integral, pasta com cacau, pasta com licuri, e mix de castanha, banana e abacaxi desidratado são os produtos apresentados pela cooperativa.

As castanhas da Cooperacaju se destacam pelo sabor e se diferenciam por serem oriundas de pomares de cajueiros gigantes, cultivados de forma agroecológica. O processo de beneficiamento das amêndoas é feito para manter as características naturais, a textura crocante, a cor marfim-claro e o sabor suave. Quem degusta as castanhas consegue sentir as gorduras naturais e o aroma verdadeiro da amêndoa.

Fonte: Divulgação

Guilherme Silva Paz, que trabalha na área de Sustentabilidade da plataforma de compras Mercado Livre, destacou que gostou muito do produto da Cooperacaju, principalmente, pela participação da agricultura familiar, que ele considera um segmento social muito importante, que precisa ser valorizado. “Os produtos são muito gostosos e diferentes, principalmente, para a gente que é aqui de São Paulo e não costuma ver. É muito legal trazer um pouquinho da variedade que a gente tem de produtos em todo o Brasil. Gostei muito. Parabéns”.

O estande Agricultura Familiar da Bahia está localizado na Rua H/I/7/8 e está recheado de produtos de 18 cooperativas que estão conquistando os visitantes. Tem Balinha de Licuri, Chocolate 100% Cacau, Cerveja artesanais de umbu, Nibs de Cacau e Rapadura e licuri, Frutas Desidratadas, Amêndoas Caramelizadas, Cafés, Flocão de Milho Não-Transgênico, Palmito Inteiro em Conserva, Iogurtes de Umbu e Licuri e muito mais.

A participação das cooperativas baianas na Naturaltech é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.

Fonte: Ascom/SDR