Fotos: Manu Dias/GOVBA

Um castelo para pequenos príncipes e princesas serem cuidados e curados, esse é o clima de magia que envolve o novo Hospital da Criança, em Jequié, construído com um investimento de R$ 11 milhões. A Cidade Sol recebeu com festa a inauguração do equipamento, entregue nesta segunda-feira (21), durante visita do governador Rui Costa. A unidade hospitalar que é exclusiva para a população infantil e serve de referência para 26 municípios da região sudoeste.

“Essa entrega faz parte da primeira etapa desta nova ampliação do Prado Valadares. Nós já tínhamos feito uma grande entrega, que é o prédio ao lado. E agora essa primeira etapa, que é a unidade pediátrica. Aqui ao fundo a obra continua com a ampliação do hospital, e serão mais 97 leitos. Portanto, o Prado, com essas ampliações fica como um dos três maiores hospitais públicos do estado da Bahia, com um padrão de qualidade que dispensa comentários”.

O govenador ainda destacou que a entrega exalta o Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) ao dispor para os usuários uma unidade de saúde com alto padrão internacional. “Estive recentemente em viagens internacionais pela Europa, e o que vi por lá foi replicado aqui em termos de estrutura e humanização não deve a nada a hospital nenhum”, garante.

Fotos: Novo Hospital da Criança em Jequié

A estrutura conta com 45 leitos que incluem emergência pediátrica, além de 22 leitos destinados ao internamento pediátrico clínico, nove leitos de observação, 6 leitos para medicação, 6 poltronas para hidratação e mais duas salas vermelhas. O Hospital da Criança tem ainda consultórios, sala de acolhimento e brinquedoteca e é equipado com uma ambulância tipo van.

Nesta primeira etapa, 174 profissionais compõem a equipe multidisciplinar do Hospital da Criança, além de 15 médicos especialistas: um neuropediatra, dois cirurgiões pediátricos e 12 pediatras.

Ponte Mandacaru-Centro e outras obras

Durante a visita à Jequié, Rui entregou a pavimentação de trecho da BR 330, no acesso ao Conjunto Penitenciário Estadual, autorizou o processo licitatório para a recuperação e pavimentação da rodovia BR 330, no trecho entre a Avenida Otávio Mangabeira e a Avenida Ulisses Coelho, no Centro Industrial de Jequié.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Também foi autorizada licitação para elaboração de projeto de recuperação do semi anel viário de Jequié com construção de ciclofaixa, no trecho entre a BA-130 e o entroncamento com a BR-116. Rui autorizou ainda construção de uma ponte sobre o Rio das Almas.

Além disso, o governador assinou ordem de serviço para a pavimentação dos acessos a Jequié, pela BR-330, para a requalificação do campo de futebol do bairro Joaquim Romão, para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Santa Clara e Santa Rita, para obra de construção de praça no bairro de Amaralina e requalificação da Praça Ruy Barbosa.

Na ocasião, o governador também vistoriou obras do Governo do Estado na cidade, como a construção da ponte de ligação do bairro Mandacaru ao Centro e a requalificação urbana da Avenida Tote Lomanto.

Rui também visitou a Feira Cidadã, que é realizada no município pela Secretaria da Saúde (Sesab) e oferece gratuitamente serviços de Saúde e Cidadania até esta quarta-feira (23).

Modernização de escolas

A modernização dos colégios estaduais Professora Faraildes Santos, Luiz Viana Filho e Luísa Mahim, também foi anunciada por Rui e será executada pela Secretaria da Educação (SEC). As unidades de ensino vão ganhar uma nova estrutura com construção de auditório, refeitório, campo society com arquibancada, vestiário e quadra poliesportiva coberta.

Repórter: Laís Nascimento