Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (31), a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA), que integra o Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), completa 25 anos de existência. Em celebração à data, será realizada uma programação cultural na unidade, que fica localizada no bairro do Costa Azul.

A abertura do evento acontecerá às 9h, e contará com apresentação do músico Alexandre Menestrel. Em homenagem ao médico e antropólogo, Thales de Azevedo, que dá nome à biblioteca, às 10h, a socióloga Ana Cristina Andrade ministra a palestra “Contextualizando Vida e Obra de Thales de Azevedo”, onde abordará a história do também professor e escritor brasileiro.

Ainda em celebração aos 25 anos, às 14h, tem o lançamento do livro “Gramática do Lar”, do escritor Manoel Carlos Alves, ex-aluno do Colégio Thales de Azevedo, complexo escolar vizinho à BPTA, que também participará do bate-papo Memórias e Vivências, onde falará da contribuição da biblioteca para a sua formação. Para encerrar as comemorações, o projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia se apresenta às 15h.

Em 25 anos de atividade, a BPTA, que acumula mais de 30 mil livros em seu acervo, possui sete setores de pesquisa, com obras infantis, brasileiras e estrangeiras, além do Centro Digital de Cidadania e do Centro Benjamin Franklin, conhecido como “American Corner”, centro de referência da cultura norte-americana, que possui dois mil títulos incluindo material audiovisual com informações sobre a cultura e literatura dos EUA.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)