Sefaz
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Com mais de 10 mil atendimentos realizados desde que foi lançado em outubro do ano passado, o Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) vem firmando-se como um canal rápido e prático de atendimento ao contribuinte. A ferramenta, que atende das 8h às 14h, funciona a partir da interação por videoconferência entre a equipe da Sefaz-Ba e os usuários dos serviços do fisco estadual, a partir de uma fila virtual definida por ordem de ingresso na plataforma.

O balcão Virtual da Sefaz-Ba disponibiliza dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: Emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa, além de informações gerais sobre outros serviços prestados pela Secretaria.

Para garantir o atendimento pela modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no seu dispositivo móvel.

Boa aceitação

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. “Essa funcionalidade associada a uma equipe de atendimento bem treinada e à resolutividade das questões apresentadas têm gerado uma boa aceitação da ferramenta”, informa o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas.

Uma pesquisa de satisfação realizada após o atendimento demonstra a aprovação do Balcão Virtual. Dentre os comentários positivos registrados no canal pelos contribuintes estão frases de aprovação e apoio como “Excelente Atendimento”, “ Precisei duas vezes de atendimento, nas duas fui bem atendido, rapidamente, cordialmente e com muita eficiência. Muito bom essa modelo de atendimento!”, ou ainda, “Muito eficiente e rápido. A atendente foi excepcional. Parabéns à equipe”, “Essa iniciativa é perfeita. A gente liga pelo link e eu consigo compartilhar a tela do meu computador para receber auxílio. Eu me senti como se estivesse na frente do funcionário”. Outro contribuinte foi mais além e pontuou: “Atendimento de qualidade, com firmeza e clareza, obtendo a resposta e ou indicando para onde devemos encaminhar a dúvida” e ainda, “Funcionário muito prestativo, educado e resolveu rapidamente meu problema. Nota 10”, disse outro, que qualificou o atendimento como Ótimo.

Salas individuais

O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.

Sefaz 100% Digital

A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa Mascarenhas.

Fonte: Ascom/Sefaz-Ba