Com mais de 10 mil atendimentos realizados desde que foi lançado em outubro do ano passado, o Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) vem se firmando como um canal rápido e prático de atendimento ao contribuinte. A ferramenta, que atende das 8h às 14h, funciona a partir da interação por videoconferência entre a equipe da Sefaz e os usuários dos serviços do fisco estadual, a partir de uma fila virtual definida por ordem de ingresso na plataforma. O balcão Virtual da Sefaz-Ba disponibiliza dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: a emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa, além de informações gerais sobre outros serviços prestados pela Secretaria.

Para garantir o atendimento pela modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma através do site www.sefaz.ba.gov.br. “É como se o contribuinte tivesse ido ao SAC presencialmente, sem precisar se deslocar. Essa é a grande vantagem”, aponta o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-BA, Félix Mascarenhas. A plataforma faz parte do projeto Sefaz 100% Digital e surgiu para atender às necessidades dos contribuintes em meio às medidas restritivas por conta da pandemia da covid-19. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.