Com o objetivo de capacitar a equipe técnica dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) que atuará no período formal de matrícula para o ano letivo de 2022, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), iniciou, nesta sexta-feira (10), um treinamento, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Durante a atividade, que também será realizada na segunda-feira (13), com outra turma de técnicos, os participantes terão a oportunidade de receber informações atualizadas sobre todo o processo de matrícula e o novo Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEDUC).

Baixe a tabela do cronograma de matrícula do ano letivo 2022

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar do Estado, Manoel Calazans, falou da importância do treinamento. “É muito importante ter uma equipe preparada para formar outros técnicos dos NTEs para realizar a matrícula, pois é um evento muito grande que retroalimenta a rede com novos estudantes. As equipes serão bem informadas, principalmente, sobre o novo sistema de matrícula, que permite maior agilidade no processo”.

Para a técnica Ana Barreto, do núcleo de Santa Maria da Vitória (NTE 23), o treinamento é fundamental. “Nesta atividade, a gente tem a oportunidade de aprender mais sobre os procedimentos de matrícula para poder repassar os conhecimentos aos técnicos das nossas escolas de modo que o processo seja realizado de forma tranquila”, disse.

A técnica Tatiana Lília de Souza, do núcleo de Paulo Afonso (NTE 24), já participa do processo de matrícula há seis anos e fez questão de se atualizar durante o treinamento. “O nosso núcleo cobre seis cidades e nós vamos atuar como multiplicadores em todas as escolas da região. Por conta desse sistema novo de matrícula é essencial participarmos dessa atividade”, comentou.

Sobre a matrícula – O cronograma de matrícula para o ano letivo 2022 já foi divulgado pela SEC por meio da Portaria Nº 2043/2021 e pode ser acessado através do endereço eletrônico. O documento também estabelece as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD), transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual, matrícula de estudantes oriundos das redes municipais e novos estudantes da Educação Básica nas unidades escolares da rede estadual de ensino, além do processo de renovação de matrícula, já em andamento, que segue até o dia 28 de dezembro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado (SEC)