O bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, serve de cenário para a transformação social através da educação. É lá que alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação (CEEP) Carlos Correa de Menezes Santana conseguem colocar em prática o aprendizado de cursos técnicos e, ao mesmo tempo, compartilhar a oportunidade que tiveram prestando serviços à comunidade local. O exemplo é mais um mostrado na série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom) sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.
Por meio das chamadas intervenções sociais, a instituição promove ações que aliam conhecimento e solidariedade. Os alunos de informática atuam na manutenção dos computadores de escolas públicas do bairro. Os estudantes do curso técnico de enfermagem realizam eletrocardiograma e curativos. A turma de nutrição calcula o índice de massa corporal (IMC) e dá orientações de alimentação saudável. Tudo de graça e com retorno garantido para futuros profissionais e a comunidade atendida, incluindo moradores de bairros vizinhos.
Mais que a chance de vivenciar o que encontraria no mercado de trabalho, o técnico em informática e ex-aluno do CEEP, Edmilson Lima, conta como a prática fora dos muros da escola pode estimular outros jovens da região. "Através destas ações você pode conscientizar as pessoas de que existem alternativas e que possível melhorar, sim". Ele utiliza a própria história como exemplo. "Qualquer pessoa, se quiser estudar, vai sempre encontrar professores aqui que vão sempre ajudar neste caminho".
O professor de informática, Manoel Palma Vidal, resume bem o papel transformador em curso no Nordeste de Amaralina, através da educação profissional, um dos eixos temáticos do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. "A educação transforma pessoas. Pessoas transformam a sociedade".