As populações ribeirinhas do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, serão beneficiadas com os principais serviços de cidadania da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre) por meio da agência-barco ‘Rio São Francisco’, da Caixa Econômica Federal.
Construído em estaleiro no município de Sobradinho, o navio já está pronto e testado, passando por vistoria técnica da Capitania dos Portos. Esta será a terceira embarcação da Caixa a cruzar águas brasileiras. A ‘Chico Mendes’ já atua no trecho Manaus-Coari, no Rio Solimões, e a ‘Ilha do Marajó’ opera nos dez municípios da ilha paraense.
A inauguração da agência-barco foi anunciada pelo superintendente regional Nordeste da Caixa, José Raimundo Cordeiro Júnior, em visita ao titular da Setre, Álvaro Gomes, na noite de terça-feira (20). A secretaria irá ocupar um dos 14 camarotes da embarcação, levando seus principais produtos e serviços voltados à cidadania e ao trabalhador.

"Essas embarcações da Caixa preenchem a necessidade de atendimento bancário, causada pelas dificuldades de acesso às regiões e diminuem os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos. Além disso, proporcionam serviços de cidadania como esses que a Setre deverá oferecer aos ribeirinhos", explicou José Raimundo Cordeiro Júnior.

Serviço itinerante
A agência fluvial da Caixa começa a navegar ao longo do Lago de Sobradinho após o Carnaval. Os serviços chegarão aos moradores dos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento-Sé e Sobradinho, além de vilas, distritos e povoados. O ponto de partida e chegada será o município de Sobradinho.

Segundo o superintendente regional Nordeste da Caixa, o barco-agência deve oferecer serviços de abertura de contas, atendimentos sociais – PIS, FGTS, Seguro-Desemprego, CPF, Benefícios Sociais, habitação de interesse social, além de microcrédito produtivo orientado. O ‘Rio São Francisco’ também viabilizará o suporte a ações de promoção de cidadania.