Ao receber o cargo, o novo titular da PGE ressaltou a importância da atuação voltada para a área de gestão e do órgão ser co-partícipe das políticas públicas. “Precisamos ter atuação estratégica e proativa. Encontrar os gargalos e antecipar soluções. Identificar possíveis riscos para a instituição para nos prevenir e resolver em tempo hábil”.
Ele falou também da necessidade de interlocução com os Poderes Judiciário e Legislativo, e instituições como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, referindo-se ainda à independência técnica da Procuradoria Geral do Estado. “Ninguém pode questionar nossa independência técnica. Este é um valor consagrado institucionalmente, mas que deve estar atrelado sempre ao comprometimento com a solução dos problemas. O que está em jogo não é o processo em si, mas o que significa”. Segundo ele, a sua gestão será baseada na democracia, eficiência e transparência.
Durante a cerimônia, Rui Cruz fez um breve balanço do trabalho desenvolvido na PGE, ao longo dos últimos oito anos em que esteve à frente do órgão. Ele agradeceu o empenho e dedicação da equipe que o acompanhou e deu as boas-vindas ao novo titular.