O Procon-Bahia, Superintendência vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) continuou, na terça-feira (13), com a operação em cumprimento a denúncias feitas por consumidores. O objetivo da ação é fiscalizar se os estabelecimentos comerciais do estado estão em consonância com as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e legislação correlata.

Ao longo do dia, o Banco Itaú, localizado no Salvador Shopping, foi autuado por descumprimento do prazo máximo de 15 minutos de espera estabelecido na legislação, e pelo segurança da agência dispor no estabelecimento da informação que não há necessidade dos consumidores retirarem a senha de atendimento, dificultando o controle do tempo de permanência na fila. O estabelecimento terá o prazo de dez dias para apresentar defesa.

Nas agências Caixa Econômica Federal, localizada no Shopping da Bahia; Banco Bradesco, localizado na Avenida Tancredo Neves, no Centro Empresarial Iguatemi; Banco Bradesco, localizado no Shopping Baixa dos Sapateiros; Caixa Econômica Federal, localizada na Graça; e Banco do Brasil, localizado na Barra, não foram encontradas irregularidades.

“O Procon-BA continuará fiscalizando as agências bancárias da capital, para garantir os direitos à informação e segurança dos consumidores baianos”, ressaltou o superintendente do Órgão, Ricardo Maurício Freire Soares.