O atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) em Itabuna, no sul da Bahia, vai passar a ser feito na nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que será inaugurada na próxima sexta-feira (16). Instalada no Shopping Jequitibá, na Rua Aziz Marrom, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, com atendimento da Sefaz das 9 às 15h.

A transferência para o SAC permite que a prestação de serviços da Sefaz tenha foco no atendimento, enquanto a Inspetoria Fazendária sediada no município se concentra na fiscalização. Com a mudança, a Secretaria da Fazenda chega a 21 pontos de atendimento em unidades do SAC.

Segundo o diretor de Atendimento da Sefaz, João Osvaldo Barbosa Borges, a mudança da Inspetoria Fazendária para  unidade de atendimento específica garante uniformização dos procedimentos e agilidade na resolução das demandas. “O coordenador de atendimento estará lá para cuidar exatamente dessas demandas, enquanto caberá ao inspetor ou supervisor as atividades específicas da fiscalização”.

Entre os serviços mais procurados estão a Inscrição de Produtor Rural, parcelamento, ato declaratório de isenção de ICMS, ato declaratório de isenção de IPVA e petições que não estejam disponibilizadas na internet. Ao todo, 113 serviços podem ser resolvidos pelo site da Sefaz, como a emissão de Nota Fiscal Avulsa, certidões negativas e emissão de DAE, diminuindo a demanda do atendimento presencial.