O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues participa, nesta sexta-feira (9), da abertura da 11ª edição do Festival do Umbu de Manoel Vitorino. O evento vai reunir associações comunitárias, a prefeitura de Manoel Vitorino e de outros municípios da região, além de agricultores familiares que têm a renda obtida diretamente da extração e beneficiamento do umbu, fruta tão significativa para a economia rural do semiárido.

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que a partir deste ano está vinculada à SDR, vem apoiando desde 2011 as atividades produtivas da agricultura familiar. Em Manoel Vitorino, através do projeto Gente de Valor, a Companhia apoia a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf).

Foram construídas e equipadas três agroindústrias de processamento de frutas, cada uma com capacidade anual de produção de 100 toneladas, onde os produtos agrícolas são transformados em polpas, sucos, compotas, doces e geleias, colaborando para a promoção do desenvolvimento rural sustentável do território Médio Rio de Contas.

Já estão em pleno funcionamento duas unidades localizadas em Manoel Vitorino e em Mirante. A previsão é que a agroindústria da comunidade de Poço da Pedra, em Manoel Vitorino, seja inaugurada ainda nesse primeiro semestre de 2015. As unidades beneficiam diretamente cerca de 510 famílias residentes em dez comunidades rurais.