A reforma teve início em maio deste ano e, durante os últimos oito meses, o atendimento funcionou de maneira escalonada, como explicou o coordenador dos postos SAC da capital, Cláudio Costa. “Tivemos a preocupação de não paralisar completamente as nossas atividades, por causa do grande número de pessoas que recorre a esta unidade. Os serviços foram parando para que cada setor fosse reformado e, à medida que fossem retomando atendimento, outros eram paralisados. Somente na última semana, para os reparos finais, é que tivemos que suspender os trabalhos”.
Novos serviços
Com as mudanças, além dos serviços prestados na unidade, foram implantados novos atendimentos para oferecer mais comodidade e rapidez ao cidadão que precisa da Rede SAC. Um exemplo é a central de entrega de documentos, que foi separada do guichê de atendimento, diminuindo as filas para quem busca informações e acelerando a devolução dos documentos realizados no posto. Além disso, no Comércio, a população agora tem acesso a um terminal de autoatendimento, onde o cidadão pode agendar serviços para qualquer unidade SAC, emitir certidão negativa de antecedentes criminais, contas de água e luz.
Para Cláudio Costa, as mudanças trazem benefícios para todos. “Essa reforma dá mais agilidade nos serviços e conforto ao cidadão, e a expectativa é que isso, a longo prazo, amplie também a quantidade de atendimentos. Além disso, também melhora as condições de trabalho dos nossos funcionários, com salas mais amplas, espaços reservados para eles, para o horário de almoço e possível descanso”, afirmou o coordenador dos postos SAC.
SAC Comércio
Na unidade do Comércio trabalham 160 funcionários em 17 diferentes órgãos, oferecendo emissão de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais e os serviços do Detran, Previdência Estadual, Planserv, Sinebahia, Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procon, Embasa, Coelba, Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretarias da Fazenda Estadual e Municipal, Junta do Serviço Militar e Ouvidoria da Polícia Militar. Destes serviços, apenas o atendimento para o TRE será retomado no dia 7 de janeiro, por determinação do órgão.
Entre esses serviços, o SAC do Comércio e de Pernambués oferecem, diariamente, 300 senhas para realização de carteira de identidade, gratuitamente. Quem aproveitou esse benefício foi o almoxarife Valdir da Silva, que pensava em procurar outra unidade até ficar sabendo que poderia fazer o documento sem pagar a taxa. “Decidi vir e consegui ser atendido rapidamente, sem pagar, e, por causa da rapidez, eu pretendo continuar frequentando o SAC do Comércio para outros serviços”, contou.
Também utilizando o serviço de emissão de identidade, o serviço mais procurado da rede SAC, a vice-diretora escolar, Elisângela Barreto, afirmou que foi atendida com rapidez e aprovou as mudanças. “Já tinha usado o posto em outra ocasião, antes da reforma, mas agora melhorou muito. Eu fui atendida em cerca de 15 minutos e já tenho uma data para buscar meu documento”, afirmou a vice-diretora.