“É o encerramento de um ciclo de quatro anos, onde podemos agradecer e dar congratulações a todos os servidores que se destacaram, em especial, no engrandecimento do Pacto Pela Vida, o nosso programa de Segurança Pública. Tivemos inúmeras conquistas, inúmeros avanços. O resultado do pacto é a união entre as forças que compõem o Estado – os poderes, as secretarias e a sociedade. Sem essa união não teríamos conseguido a redução dos índices criminais e realizar um serviço de qualidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.
Entre os agraciados estavam o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, o vice-almirante da Marinha, Luiz Henrique Caroli, o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Adolfo Aleixo Junior, o procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades, que receberam a honraria das mãos do vice-governador, Otto Alencar.
Importância das homenagens
Representando o governador Jaques Wagner, Alencar ressaltou a importância das homenagens. “É importante agraciar as pessoas que se destacaram no cumprimento da lei e da Segurança Pública. Acompanho isso há muito tempo, e eu sei como são importantes todas as corporações envolvidas no Pacto Pela Vida. Elas têm grandes representantes, pessoas de alto nível de compromisso, de conhecimento, de humanidade. É merecida essa homenagem”, afirma.
Quem também foi homenageada no evento foi a secretária estadual de Comunicação, Marlupe Caldas. À frente do órgão porta-voz do governo, ela dedica a honraria à equipe de servidores da Secom. “A comunicação é fundamental para informar bem o cidadão nas ações do governo, principalmente, na área da Segurança Pública. Essa medalha é uma honraria muito especial não só para mim, enquanto secretária de Comunicação em exercício, mas para todos os funcionários que trabalham na Secretaria de Comunicação. É uma homenagem para os servidores”, ressalta.
Para o major do Corpo de Bombeiros, Ramon Diego, o reconhecimento é um incentivo para que os militares se esforcem ainda mais para defender a sociedade. “Esse momento é um coroamento por vários anos de estudo e técnica. Sinto-me agradecido. A homenagem nos faz refletir para continuarmos nos capacitando ainda mais. Na nossa vida, quando o alarme toca temos que estar prontos para salvar vidas”, conta.
Segurança e arte
Após o ato de entrega das medalhas, foi a vez da cultura baiana entrar em cena. Integrantes do Grupo de Teatro da Polícia Militar se apresentaram durante o evento com muita música, dança e dramatização. No figurino, a mistura da cultura afro-brasileira e o orgulho do estado e da escolha de ser um defensor da sociedade.