O curso preparatório é voltado para peritos, policiais e alunos de cursos de graduação e pós-graduação. O encontro tem como objetivo preparar profissionais de saúde e da rede de segurança para atuarem em casos de desastres aéreos e automobilísticos.
As atividades buscam ainda integrar as disciplinas de medicina legal e odontologia legal oferecidas pelos cursos de direito, medicina, odontologia e enfermagem da Uefs, e criar um grupo de referência em medicina e odontologia legal para o Norte e Nordeste do país.
Plano de contingência
O objetivo final é elaborar um plano de contingência para atuação em desastres aéreos. Já estão confirmados os palestrantes Carlos Eduardo Palhares (perito criminal federal e presidente do Interpol DVI Steering Group), Rafael Guerra (pesquisador da Universidade de Harvard) e o tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho (Corpo de Bombeiros).
O evento é dividido em duas etapas – teórica e prática. No curso teórico serão realizadas oficinas de planejamento com base no protocolo para investigação de desastres da Interpol. A parte prática ocorrerá em espaço montado no campus universitário onde haverá os treinamentos.