A estudante Renata Nascimento Santos ficou entusiasmada com a cadeia da fruticultura pela oportunidade de conhecer mudas frutíferas de diversas espécies como siriguela, acerola, graviola e pitanga, e de entender o funcionamento de toda o processo produtivo. “No curso aprendemos a liderar e planejar. Esta experiência de [se] aprofundar nas etapas produtivas de cada cadeia nos permite uma visão de organização, com o foco administrativo”.
Já Rafaela Rocha explica que pôde ver na prática a execução de alguns conceitos aprendidos em sala de aula. “Nesta visita consegui entender como são montadas as estruturas dos estandes ao destacarem as atividades e projetos desenvolvidos pela empresa”.
Questão econômica
O engenheiro agrônomo da EBDA, Alírio Xavier, explicou sobre os diversos aspectos da produção dos frutos, a exemplo da fase de preparo das mudas, do solo, plantio, controle de pragas e doenças. Outro assunto abordado foi a questão econômica, com destaque para o suco concentrado de laranja. “Depois de São Paulo, a Bahia é o segundo maior exportador de laranja do país, onde aproximadamente 50% da produção é destinada ao consumo interno in natura. A outra metade é processada para atender ao mercado externo na forma de suco concentrado”.
O técnico da EBDA, Samuel Feldman, que também atua como professor das turmas, explicou que os estudantes foram ver de perto os empreendimentos relacionados à agricultura, com o foco na economia solidária e cadeias produtivas. “O mundo rural ainda é pouco conhecido por eles. O passeio funciona como uma fonte de conhecimento ao aprenderem como os produtos são produzidos e vendidos. São cidadãos que vão se formar e que precisam dessas informações e, sensibilidade, para poder exercer suas atividades futuramente”.