Na quarta (5), a secretária Ariselma Pereira se reuniu com os produtores da Mostra,no gabinete da SJCDH, para discutir detalhes da organização. O evento tem como tema ‘50 anos do Golpe Civil-Militar’ e será realizado gratuitamente até o dia 23 deste mês, exibindo produções que abordam temas como a população LGBT e o enfrentamento à homofobia, questões culturais e territoriais dos povos indígenas, direitos da pessoa com deficiência, entre outros.
As sessões serão classificadas em Mostra Competitiva, Mostra Memória e Verdade, Mostra Homenagem Lúcia Murat e a Sessão Inventar com a Diferença. Todas incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual.
O evento começou na última segunda-feira (3), em Brasília, e prossegue até o dia 20 de dezembro próximo. Entre janeiro e março de 2015 terá exibido 41 filmes em todas as capitais do Brasil e em mil pontos culturais fora do eixo urbano.
A Mostra, realizada em parceria com o Ministério da Cultura, é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio de: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (Unic-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Tem patrocínio da Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A programação completa em Salvador está disponível na página do evento.