Entre as experiências vivenciadas pelo público estavam o futebol de robôs, a mostra de cheiros e sabores, o som do berimbau elétrico e alguns dos jogos produzidos por baianos, entre eles, o ‘Batalha dos Orixás’ e ‘Dois de Julho’. Como acontece anualmente, a SNCT também proporcionou bons momentos à criançada, sobretudo alunos de escolas públicas e particulares, com a presença do Robozão da Bahia, mascote do evento.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por meio de decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia. “Esta é uma das nossas contribuições para tornar a ciência e a tecnologia mais acessíveis à população”, afirma a secretária Andrea Mendonça.
Segundo ela, “as crianças puderam desenvolver habilidades cognitivas e aprender de forma lúdica como acontecem as reações químicas e físicas. Cumprimos nosso papel para estimular o interesse nesta área tão importante”.
Doação de sangue
Outro saldo positivo foi à participação da unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que participou do evento entre os dias 14 a 17 e realizou 312 atendimentos, com a coleta de 153 bolsas de sangue para manter os bancos de sangue abastecidos.
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) comemora o sucesso da participação, pela primeira vez, no evento, ao receber na unidade móvel a visita de mais de cinco mi pessoas. O público assistiu a palestras sobre direitos do cidadão em relação ao consumo de bens, além de serviços e a certificação e descartes de brinquedos.
Evento em 2015
A próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já tem tema definido. O ministro Clelio Campolina Diniz anunciou, na semana passada, em Brasília, que será trabalhado ‘Luz, Ciência e Vida’ para marcar o Ano Internacional da Luz.