A secretária, que assumiu a Secom em abril deste ano, apresentou um panorama sobre a história da comunicação, citando os desafios atuais da área, além de destacar a importância das redes sociais. “A indústria da comunicação está em um momento de turbilhão. Temos muitas mudanças em curso. A agência de publicidade não atua da mesma forma que na década de 80. E o profissional tem que fazer um pouquinho de tudo, pois as áreas de comunicação estão mais do que nunca interligadas. Não existe uma fronteira”.
A abordagem contemplou os dispositivos relacionados à comunicação na Constituição Federal e o esclarecimento de dúvidas sobre o Marco Civil da Internet. As concessões autorizadas para 326 emissoras comunitárias – 80% em funcionamento pleno – e o Canal da Cidadania foram citadas como exemplos de democratização da comunicação na Bahia.
Para a aluna do curso de psicologia, Bruna Cardoso, 17 anos, a aula magna contribuiu para a compreensão sobre o papel dos meios de comunicação. “Este é um campo importante na vida social. A informação faz extrema diferença na nossa vida e aprender mais sobre o assunto é muito válido”. Caloura de publicidade e propaganda, Áurea Valéria, 19, aproveitou para "suprir alguns questionamentos que tinha do meu curso".