A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebe, nesta quarta-feira (4), às 19h, no Teatro Cultura Britânico, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, o prêmio ‘Empresa do Ano’ concedido pela revista ‘Saneamento Ambiental’. Vencedora na categoria empresa estadual, a Embasa vai ser representada pelo seu presidente, Abelardo de Oliveira Filho.

Esta é a segunda vez que a revista, a maior especializada em saneamento e meio ambiente no Brasil, elege a Embasa como a que apresentou melhor desempenho em indicadores considerados pelo periódico. A empresa ficou à frente de companhias estaduais de saneamento básico do país, a exemplo da Sabesp (SP), Copasa (MG), Caesb (DF), Sanepar (PR), Cedae (RJ) e Cagece (CE).

O corpo editorial da revista levou em conta as informações fornecidas pela empresa quanto ao desempenho, em 2013, sobre os investimentos realizados em relação à receita operacional líquida anual, o índice de tratamento de esgoto, níveis de perda de água e a receita gerada por funcionário próprio. A premiação é realizada há quase duas décadas pela revista, publicada desde 1990 e que circula em todo o território nacional, com tiragem de 15 mil exemplares.

Desde 2007, a Embasa vem concentrando recursos e esforços para universalizar os serviços de água e de esgoto em sua área de atuação na Bahia. Como principal executora do Programa Água para Todos, do Governo do Estado, a Embasa assegurou recursos da ordem de R$ 7,1 bilhões, com a projeção de alcançar, em 2014, a R$ 8,7 bilhões.

Os investimentos possibilitaram o abastecimento com água tratada a cerca de 3,2 milhões de pessoas, além do acesso à coleta e a tratamento de esgoto a aproximadamente 1,7 milhão de baianos.