Coordenado em nível nacional pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o CapacitaSuas tem como objetivo o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais, além da capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social.
De acordo com a secretária de Avaliação de Gestão da Informação do MDS, Paula Montagner – uma das facilitadoras da capacitação – a política do CapacitaSuas é permanente, que atende a demanda dos técnicos por maior capacitação. “Que a articulação com o Governo do Estado e a UFRB faça um círculo virtuoso, que permita a um grande número de trabalhadores do Suas conhecerem mais as suas ações, do ponto de vista prático, com mais detalhes, todas as transformações que o Suas está implementando”, explicou.
A coordenadora de capacitação e formação da Sedes, Cláudia Prazeres, afirmou que a iniciativa é resultado da elaboração do plano estadual de capacitação em 2011, seguido da criação do CapacitaSuas, em 2012. “A presença dos técnicos que vieram em busca de mais conhecimento comprova que nosso esforço valeu a pena”, destacou Cláudia.
Qualificação
Para a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade anfitriã, Jamile Araújo, a capacitação dos profissionais qualifica os serviços. “Essa ação alimenta os técnicos com conhecimento e nos faz refletir se a nossa prática está condizente com a política de assistência social, para que aprimoremos o trabalho”.
Gestor do Fundo Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Jesus, Renan Andrade acredita que é importante “não só observar as peculiaridades de cada programa e de como cada município aplica os recursos, como também trocar informações com outros profissionais”.
Cursos
O CapacitaSuas consiste em três cursos a serem oferecidos em municípios-sede, que vão receber técnicos das demais cidades do Território de Identidade correspondente. O Curso de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Implementação de ações do Plano Brasil sem Miséria vai capacitar 1250 profissionais, nos municípios de Eunápolis, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Irecê.
Já o Curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Suas e do Plano Brasil sem Miséria qualificará 500 técnicos em Conceição do Coité, Barreiras, Itaberaba e Salvador. O Curso de Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas vai aprimorar 500 trabalhadores em Brumado, Valença e Salvador.