Uma quadrilha, com sete homens e três mulheres, que dominava o tráfico de drogas no bairro de Fazendas Coutos III, em Salvador, foi apresentada à imprensa, nesta terça-feira (10), pelos delegados Ana Karina Sampaio Guerra, do Departamento de Narcóticos (Denarc), e Reinaldo Mangabeira, da 3ª Delegacia de Homicídios Baía de Todos os Santos (DH/BTS), e também pelo major PM Mattos, da Rondesp/BTS, na sede do Denarc, na Pituba.
Depois de seis meses de investigações, equipes do Denarc, com o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Coordenação de Operações Especiais (COE-PC) e da Rondesp-PM, deflagraram, na segunda-feira (9), a operação “Liga da Justiça” para desarticular a quadrilha, cujos integrantes estavam espalhados, além de Coutos, pelas regiões de Cajazeiras e Simões Filho, já na Região Metropolitana (RMS).
Durante toda a manhã, os policiais cumpriram simultaneamente 15 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão. Entre os presos, o líder da quadrilha, identificado como Gilcleber de Jesus Mendes da Silva, o “Gil Malhado”, de 29 anos, solto há quatro meses do sistema prisional, depois de cumprir dez anos de reclusão, por tráfico de drogas e homicídio.
Com os integrantes da quadrilha, a polícia apreendeu ainda uma submetralhadora ponto 40, dois revólveres calibre 38, três quilos de drogas, entre cocaína, crack e maconha, e a quantia R$ 2 mil em espécie. Todo o material foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com a delegada Karina Guerra, a droga vendida pela quadrilha era fornecida pelo traficante Augusto Fernando Freitas Nabor da Silva, interno da Colônia Penal Lafayete Coutinho.
Outro ponto de drogas, que era gerenciado por Paulo Rogério Santos da Conceição, também preso na operação, em Simões Filho, foi estourado durante a ação da Polícia, que busca agora localizar os outros cinco integrantes da quadrilha. Autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, os traficantes foram encaminhados ao Núcleo de Flagrante da Justiça, no Complexo Prisional da Mata Escura.