O secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, participa, em Portugal, da conferência internacional Gestão Portuária em Diferentes Paíse e Sistemas Logísticos. Convidado pelo Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior de Economia, Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte, Costa falou, quinta-feira (12), sobre Gestão Portuária e Transporte Marítimo no Brasil.
Na palestra, o secretário traçou um panorama da atual situação dos portos no Brasil e na Bahia, o novo marco regulatório portuário (Lei dos Portos), os modais de transportes, a exemplo da utilização da cabotagem com a finalidade de reduzir o custo Brasil e o potencial hidroviário do país, como parte do escoamento da produção. Entre os ouvintes, os presidente dos Portos de Lisboa, Marina Ferreira, de Sines, João Paulo Farinha, e de Aveiro, José Luis Cacho.
A conferência prossegue até quinta-feira (19), nos Portos de Barcelona (Espanha) e Marselha (França), onde também sucederão mesas de debates entre os gestores e técnicos destes três países. O objetivo é discutir o papel e a importância da atividade marítima, portos e sistemas logísticos no desenvolvimento econômico no contexto internacional.
De acordo com o secretário, "esta é uma oportunidade extremamente valiosa para estabelecer uma troca de experiências e consolidar parcerias importantes nesses setores".