A abertura oficial do Fórum Nacional do Comércio na noite de quinta-feira (10), em Brasília, contou com a presença do secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia, Robinson Almeida, representando o governador Jaques Wagner. O evento, que termina nesta sábado (12), no Hotel Golden Tulip, reúne mil empresários lojistas de todo o território nacional, que discutem as mudanças no varejo, as estratégias para incrementar o comércio e as transformações socioeconômicas no país e a tecnologia na atividade comercial.
Durante seu discurso, o secretário convidou os dirigentes lojistas a realizarem a 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Costa do Sauípe, em setembro de 2014, com previsão de seis mil pessoas. Trata-se do principal evento da categoria para discutir estratégias de atuação da área do comércio e de fomento ao turismo. A delegação baiana foi uma das mais expressivas no evento.
“É especialmente positivo para a Bahia sediar esse encontro, que une duas importantes vocações do estado – o comércio e o turismo -, principalmente no momento em que o Governo da Bahia acompanha de perto os debates sobre as mudanças no perfil do consumidor, na tecnologia utilizada, e suas influências na atividade comercial”, afirmou Robinson Almeida.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, destacou que o Fórum busca o debate do movimento lojista com o governo federal, os governos estaduais, parlamentares, empresários e o Banco Central sobre as questões relativas aos avanços do varejo brasileiro.
Um dos painéis tratou dos meios eletrônicos de pagamento, crédito e consumo, com a participação de representantes do sistema financeiro. “Neste encontro se discute os grandes gargalos, os grandes projetos e as grandes iniciativas do comércio no nosso país”, disse Bellizzaro. Também estava presente no evento o diretor-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Antoine Tawil.