Um efetivo de 745 policiais militares integrará a operação especial que vai garantir a segurança dos torcedores que forem assistir ao clássico entre o Bahia e Vitória no próximo domingo (21) na Arena Fonte Nova. A operação será coordenada pelo comandante do Policiamento Regional Central, coronel Raimundo Nonato.

O esquema de policiamento foi apresentado em reunião realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do Quartel do Comando Geral Polícia Militar da Bahia, em Salvador, com a participação também do comandante de Operações Policiais Militares, coronel Nivaldo Nascimento.

Além de comandantes de unidades operacionais e especializadas da PM-BA, a reunião contou com a participação do promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Davi Gallo Barouh, de representantes da Federação Baiana de Futebol, da Transalvador e das torcidas organizadas do Bahia e do Vitória.

Acesso das torcidas

Segundo o coronel Nivaldo Nascimento, o bloqueio do trânsito no local começará a partir das 7h do domingo. “O acesso das torcidas organizadas do time do Vitória será somente pelo setor Norte (Ladeira da Fonte das Pedras) e as do Bahia pelo setor Sul”.

Durante a reunião, o coordenador da operação coronel Raimundo Nonato, solicitou aos líderes das torcidas organizadas para alertarem aos seus integrantes sobre os objetos e comportamentos proibidos pelo Estatuto do Torcedor no jogo, a exemplo de fogos de artifícios, garrafas, objetos pontiagudos, entre outros.

De acordo com as informações da PM, vão atuar no interior do estádio 350 policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), do Batalhão de Polícia de Choque, da Academia de Polícia MIlitar, além de 26 patrulhas do Corpo de Bombeiros.

Na área externa, o patrulhamento preventivo estará a cargo das guarnições dos Esquadrões de Motociclistas Águia e da Polícia Montada, Rondesp’s, Operações Gêmeos, além das Companhias Independentes de Policiamento dos bairros do Barbalho, Brotas e Cosme de Farias, totalizando um efetivos de 395 PMs.

O jogo vai começar às 16h e os portões serão abertos às 13h. A PM orienta que o torcedor chegue cedo para que o acesso ao estádio seja mais tranquilo.