Intensificar as relações de cooperação entre Estados Unidos e Bahia, em especial nas áreas de educação e segurança pública, foi um dos pontos abordados pelo cônsul geral dos EUA no Rio de Janeiro, John Creamer, em visita nesta sexta-feira (5) ao secretário de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, na sede da Serinter, no Centro Administrativo, em Salvador.

O cônsul, que veio à Bahia também para participar das festividades pelo 237º aniversário da independência dos Estados Unidos (4 de julho), estava acompanhado da agente consular do país na capital baiana, Heather Marques.

A visita de John Creamer serviu para dar seguimento às propostas discutidas pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, com o governador Jaques Wagner, em 8 de novembro de 2012, sobre os interesses mútuos nas áreas de comércio, investimento e intercâmbios educativos e culturais.

Creamer solicitou apoio da Serinter para promover encontros com as secretarias estaduais da Educação do Estado, da Segurança Pública e da Igualdade Racial. O cônsul geral americano afirmou também que deseja criar oportunidades de negócios com empreendedores negros e conhecer as oportunidades oferecidas pelo turismo étnico na Bahia. Na área da educação, ele acredita que é possível estabelecer cooperação para capacitação de professores em metodologias do ensino de inglês na rede pública.