Nesta quinta-feira (11), o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, estará no município de Riachão do Jacuípe, a 183 quilômetros de Salvador, no Território Bacia do Jacuípe, para apresentar as ações do Estado, num diálogo com a sociedade organizada. Este é o objetivo dos Diálogos Territoriais II, que começam às 8h, na Associação Atlética Banco do Brasil do município. O evento conta com a presença de prefeitos, vereadores e representantes dos 14 municípios do território, bem como a sociedade civil organizada.

Fazem parte do Território Bacia do Jacuípe os municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

Este será o 14º de 27 encontros territoriais. “Os eventos acontecem até setembro deste ano e, a partir das discussões, será elaborado um relatório, que servirá como ponto de partida para que o Estado reoriente e ajuste suas políticas públicas, readequando-as às necessidades de cada território”, destaca Gabrielli.

A primeira edição dos Diálogos Territoriais ocorreu em 2010 e houve um reconhecimento por parte da sociedade de que o Estado tem um compromisso com o seu projeto de participação social, e por isso retornou aos territórios de identidade para responder à sociedade sobre suas demandas.

Os Diálogos Territoriais seguem o princípio instituído pelo Plano Plurianual Participativo e é um momento para apresentar aos cidadãos a plataforma de ação do Estado, a partir daquilo que já foi executado, o que está sendo realizado e as ações previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013 e nos dois últimos anos do Plano Plurianual (2014/15). No evento, o Estado apresenta aos territórios as suas realizações, tomando por base as temáticas mais importantes em cada território.