Três consórcios apresentaram até esta quarta-feira (3), último dia para inscrição de projetos, as propostas para concorrer ao edital destinado à seleção de estudos urbanísticos para as cidades de Salvador, Vera Cruz e Itaparica, visando à construção da porte Salvador-Ilha de Itaparica.

A expectativa é que até o final deste mês seja anunciado o vencedor da licitação, que inclui entre participantes um concorrente internacional. A contratação visa planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pelo projeto da ponte. 

Os proponentes inscritos são o consórcio Aecom Brasil e Ivan Smarcevscki Arquitetos e Associados; o consórcio Demacamp-Planejamento, Projeto e Consultoria, Polis-Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais e Oficina Engenheiros e Consultores Associados; e o consórcio Urbe-Planejamento Urbano, Regional e Projetos Estratégicos e a UFC Engenharia.

Com valor estimado em R$ 8,2 milhões, os critérios para seleção envolvem análise técnica e preço, com pesos correspondendo a 70% e 30%, respectivamente. “Este estudo é fundamental, pois dados preliminares apontam que nos próximos 30 anos, com a construção da ponte, a Ilha terá entre 60 e 80 mil novas residências, o que significa que a população saltará de aproximadamente 60 mil para 360 mil pessoas”, disse o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabriell.