O Projeto de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, que corta a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), teve nesta sexta-feira (12) a inauguração da primeira fase da obra. A etapa, que corresponde ao sexto trecho do projeto, beneficia 95 mil pessoas com a recuperação e dragagem do rio, além da limpeza e despoluição de afluentes.

Entregue com a presença do governador Jaques Wagner, a obra inclui ainda a construção de passarelas para pedestres e da Ponte da Radial A, situada na Rua 28 de Setembro, e a Praça da Simpatia. As intervenções realizadas no trecho 6 englobam também a revitalização do horto florestal. O projeto integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, e conta com investimentos de mais de R$ 130 milhões.

“Esta obra é muito bonita e um vetor de oxigenação e autoestima para a cidade, que tem muito a ganhar com esta ação”, afirmou Wagner ao comentar a urbanização do Rio Camaçari. Além de contenção e projeto paisagístico, as margens do Rio Camaçari ganharam uma ciclovia e uma pista de cooper.

A Praça da Simpatia é equipada com diversos aparelhos de esporte e lazer, como quadra poliesportiva, campo de futebol, aparelhos de ginástica, além de quiosques e estacionamento.

Destinados ao comércio de comidas e bebidas, os quiosques substituem as antigas barracas que ocupavam a área da praça, favorecendo a geração de emprego e renda para pequenos comerciantes. Uma das permissionárias, Taíse Pereira acredita que a nova estrutura vai atrair mais clientes para o negócio. “É daqui que tiramos todo o sustento familiar e aqui começa a mudança de nossa vida”.

A professora Cássia Mendes utiliza os novos espaços para a prática de exercícios e compara com a antiga situação da área. “Para quem mora nas redondezas do rio, havia muitos mosquitos, sujeira e mau cheiro. Hoje melhorou muito”.

Durante o andamento do projeto de urbanização, o processo de desocupação remanejará as famílias que vivem no entorno do Rio Camaçari e seus afluentes para um total de cinco empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. A estimativa é que mais de duas mil unidades habitacionais sejam entregues.

Ainda em Camaçari, foram entregues duas viaturas para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município e outra para Candeias. O valor investido em cada veículo é de R$ 39.523.

Publicada às 10h05
Atualizada às 14h40